Quick contact info

Introducing a truly professional WordPress theme built to last! We developed Wilmër for all construction & architecture sites.

icon_widget_image Monday-Friday: 9am to 5pm; Satuday: 10ap to 2pm icon_widget_image 7300-7398 Colonial Rd, Brooklyn, NY 11209, USA icon_widget_image + (123) 1234-567-8900 + (123) 1234-567-8901 icon_widget_image wilmer@qodeinteractive.com wilmer2@qodeinteractive.com

Sua empresa está segura? Veja 10 dicas de como prevenir incêndios.

724 incêndios foram registrados no Brasil, em 2017.
O Rio de Janeiro foi o sexto estado com o maior número de ocorrências.

Dados do Instituto Sprinkler Brasil (ISB) mostram que em 2017 foram registradas 724 ocorrências de incêndio estruturais (categoria que compreende estabelecimentos comerciais, industriais, escritórios etc) em todo território nacional. Ainda segundo o estudo, o Rio de Janeiro foi o sexto estado com maior número de incêndios, registrando 43 ocorrências, sendo 90% delas devido a problemas elétricos.

 

Além de prejuízos materiais, incêndios podem causar perdas de muitas vidas, dependendo do tamanho, proporção que atingi e capacidade de reação. Por isso, a prevenção sempre será a melhor escolha.

 

Veja abaixo 10 dicas de como prevenir incêndios em sua empresa:

1) – Cuide de sua rede elétrica.

Como citamos acima, 90% dos incêndios são causados por problemas elétricos. Por isso, evite unir muitas ligações elétricas num único circuito. Quanto mais aparelhos ligados na mesma tomada, maiores os riscos de curto circuito. E lembre-se sempre: fios desencapados devem ser isolados e, de preferência, substituídos imediatamente.

2) – Mantenha as áreas de trabalho sempre limpas.

O acúmulo de materiais, especialmente sujeiras e entulho, cria um ambiente propício para começar incêndios. Organização e limpeza são sempre ótimos pontos de partida para a prevenção de imprevistos.

3) – Cuidado com o cigarro

Essa vai para os fumantes: jamais utilize o cinzeiro como lixo. Mesmo que apagadas, bitucas (guimbas) não combinam com papéis, jornais, papelão, plásticos e outros elementos que podem pegar fogo e dar início a um incêndio. Para prevenir riscos, uma boa dica é colocar areia dentro dos cinzeiros. Mesmo que algum desavisado jogue algo inflamável por ali, o material impede um eventual incêndio.

4 – Monitore as condições de seus equipamentos

Dica importantíssima para donos e trabalhadores de indústrias: faça sempre a manutenção preventiva e mantenha o maquinário em bom funcionamento. Isso impede que os equipamentos superaqueçam e façam faíscas.

5 – Mantenha os extintores e demais equipamentos de segurança em bom estado

Todos os extintores, mangueiras e hidrantes devem ser inspecionados com frequência, de acordo com as normas ABNT, NBT e ITs aplicáveis. Você também deve assegurar a quantidade ideal de equipamentos em proporção ao tamanho da área a ser protegida.

6 – Acessos livres

Nada de armazenar materiais e equipamentos na frente de painéis elétricos e de controle. O acesso a essas áreas deve ficar sempre livre, pois ao menor sinal de fumaça ou faíscas, você pode precisar desligar a energia ou algum outro equipamento.

7 – Treine seus colaboradores

Principalmente em empresas e indústrias que trabalham com materiais inflamáveis, é essencial que todos os colaboradores (ou pelo menos, boa parte deles) saibam manusear extintores de incêndio. Por isso, o ideal é realizar treinamentos de segurança e orientá-los sobre o que fazer durante essas situações.

8 – Atenção ao armazenamento de materiais inflamáveis

Cautela no manuseio de materiais químicos. É importante ler com cuidado as instruções de segurança e armazenamento, bem como o risco de incêndio apresentado. Também fique atento à ventilação no local de armazenagem.

9 – Deixe as informações de segurança visíveis

Na verdade, esta não é uma dica de prevenção de incêndios, mas serve para combatê-los o mais rápido possível. Mesmo que a sua empresa/indústria não apresente grandes riscos de incêndio, é sempre bom deixar visíveis os telefones de segurança e o endereço do local. Assim, ao menor sinal de fogo, profissionais serão acionados rapidamente.

10 – Invista em um bom sistema de proteção

Por último, mas com certeza, não menos importante: conte com um bom sistema de proteção contra incêndios. Isso inclui detectores de fumaça, chamas e gases, painéis de controle e outros acessórios.

Rit’s Fire é especialista em prevenção de incêndios e conta com um leque de produtos e serviços essenciais para manter sua empresa segura. Entre em contato, faça uma avaliação e orçamento grátis.

Abrir bate-papo
1
Fale com a Rits Fire
Escanear o código
Olá, Bem-vindo à Rits Fire. Como podemos ajudá-lo?